31 de março de 2013

PÃO DE LÓ



FELIZ DOMINGO DE PÁSCOA



Apesar de a Páscoa ser uma época a que nós não ligamos por aí além, não quis deixar de a assinalar com um doce.
Pois se o faço nos mais variados dias, porque não fazê-lo para um Domingo de Páscoa, não é ?

Então decidi fazer um Pão-de-Ló.
Simples.
Como é fofinho a Filipa já o consegue "ruminar". :)

É uma receita da Mãe, sempre muito desejada por nós pois fica docinho e fofinho tal como gostamos !

Os doces continuarão, quando à Páscoa, para o ano há mais ! :)


Ingredientes:

  • 6 ovos
  • açúcar = peso dos ovos
  • farinha = metade do peso dos ovos
  • 1 colher de café de fermento


Preparação:

Ligue o forno a 180º.
Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande (o bolo cresce bastante).

Separar as gemas das claras.
Bater as gemas com o açúcar até conseguir um creme esbranquiçado e fofo.
Bater as claras em castelo.
Juntar ao preparado dos ovos, alternadamente as claras e a farinha e misturar.

Verter o preparado na forma e levar ao forno cerca de 45 minutos.
Fazer o teste do palito e retirar.

Sirva simples ou com um doce da sua preferência (no nosso caso foram fios de ovos e framboesas).

Bom Apetite !





















30 de março de 2013

PÃES DE ALHO CROCANTES


Depois de uma semana muitissimo atribulada, com a cirurgia da Filipa (que continua com dores e a não conseguir comer devidamente, dói-lhe bastante quando trinca algo) e com o grave problema que ocorreu no meu Blog do Chocolate ( o qual ainda está a ser corrigido, a última publicação e seus comentários pura e simplesmente desapareceu), meti as  mãos na massa para relaxar os nervos e para voltar a fazer pão.

Aqui vos deixo então com mais uma fornada de pãezinhos muitissimo saborosos, cuja receita vi no blog da Teresa Newman, o "Teretetê na Cozinha" que tem por lá muitas delicias...

Continuo a fazer pão por aqui, embora nem sempre os publique já que alguns deles repito a pedido dos moradores aqui de casa! :)

Por hoje, deixo-vos com esta sugestão e quero ver se começo a ir ás v/ deliciosas cozinhas hoje ou amanhã, que já tenho saudades de visitar com calma...


Ingredientes:


MASSA:
  • 15 gr. de fermento de padeiro fresco
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • 1 chávena e meia de chá de leite morno
  • 2 colheres de sobremesa de manteiga ou margarina
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 2 dentes de alho muito bem picadinhos
  • 3 chávenas e meia de chá de farinha de trigo

COBERTURA:

  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 2 colheres de sopa de pasta de alho (eu usei alho picado)
  • ervas a gosto (opcional)


Preparação:


COBERTURA:


Misturar todos os ingredientes.
Preparar quando os pãezinhos estiverem quase assados.


MASSA:

Dissolver o fermento no leite morno.
Misturar todos os ingredientes da massa, colocando a farinha aos poucos.
Amasse, dobre, estique e enrole a massa com as mãos.
Ficará um preparado meio pegajoso.
Formar as bolinhas, colocar num tabuleiro ou numa assadeira untada e polvilhada.
Deixar levedar.
Levar ao forno até ficarem douradinas e, quando isso acontecer, coloque a cobertura por cima das bolinhas e leve de novo a gratinar.


















27 de março de 2013

AGRADECIMENTO









A todos quantos por aqui passaram e deixaram registados votos de boa recuperação para a minha Filipa, eu quero agradecer:

MUITO OBRIGADA !

Sensibilizou-me muito o vosso gesto, o vosso carinho, tanto aqui como todas as mensagens que recebi na minha caixa de emails e nas mensagens privadas do Facebook também por telemóvel !

De facto são todos estes gestos e afectos que fazem com que valha a pena continuar por aqui e merecem pois saber os detalhes do que ocorreu. Apesar de não ser algo muito grave, a verdade é que era uma cirurgia com anestesia geral e isso deixou-nos com os nervos à flor da pele.

A Filipa teve que ser submetida a uma cirurgia para retirar os 4 dentes do siso que estavam inclusos e a comprometer a saúde dos dentes que lhes eram contíguos.
Ela teve muitas dores quando eles começaram a dar sinal e a médica era de opinião de que eles viriam a ser, mais tarde ou mais cedo, foco de infecção.

Assim sendo foram de opinião de os extrair, até porque possivelmente terá de fazer correcção com aparelho e para tal não poderia ter os dentes do siso.

Como eram 4, a cirurgia foi efectuada sob anestesia geral, demorou cerca de 1H30 e todo o restante tempo (foi operada às 9H00 da manhã e teve alta por volta das 16H00) foi para recobro da anestesia e vigilância médica.

Foi necessário que dormisse com a cabeça bastante elevada, tem que colocar gelo cerca de 5 vezes por dia nestes primeiros dias e, claro, só pode ingerir líquidos e gelados.

O que mais lhe custou até agora, ela recorda, foi a colocação do soro (o cateter na mão), quando a fomos ver antes da operação ocorrer mas já estando ela pronta para entrar, estava lavada em lágrimas por causa da dor e, claro, dos nervos.
Podem pois imaginar como eu e o pai ficámos a seguir.

Mas felizmente já passou, correu bem e agora é uma questão de tempo.

Continuo por aqui com "low profile" e peço que me desculpem por esse facto.
Em breve voltarei a "estar" convosco.

Beijinhos a todos quantos me lêem !

Isabel


25 de março de 2013

PAUSA







Desejo que todos os que carinhosamente por aqui vão passando para me lerem, tenham iniciado a semana da melhor forma possível.


Passo para informar que, devido ao facto da a minha filha ser submetida amanhã dia 26 de Março a uma cirurgia, estarei ausente das vossas cozinhas.


Espero que possam compreender, mas é hora de mimar a Filipa e lhe dar toda a atenção que merece nesta hora enervante para ela e para nós, pais.


Não demorará muito até que eu volte a visitar-vos, tenham a certeza !


Até lá: bons cozinhados ! :)


Obrigada pela vossa compreensão.


Isabel

21 de março de 2013

O KEFIR


Por volta dos anos 70 sensivelmente a Mãe fazia iogurte em casa.
Tinha o que parecia ser um bocado de couve-flor a que chamava "Flor de Iogurte".
Nesse tempo, a Mãe não tinha dinheiro para comprar iogurtes tal como eu, hoje, a eles tenho total acesso. Nem tinha uma iogurteira, só muito mais tarde conseguiu comprar uma, cor de laranja, lembro-me bem.
Mal ela sabia que essa massa branca e gelatinosa se chamava Kefir...

Tendo em conta que tenho recebido algumas mensagens com questões acerca do Kefir e tendo em conta de que ele está de novo na "mó de cima",  decidi deixar aqui algumas informações acerca deste alimento probiotico riquíssimo e considerado uma dádiva de Alá aos membros das tribos muçulmanas no antigamente...






O Kefir que tenho foi-me gentilmente ofertado pela Lenita, do blog "Tentações Sobre a Mesa" tal como eu já tinha referido e a quem tinha agradecido AQUI.







E ele foi pela primeira vez utilizado no bolo que fiz para comemorar o 1º aniversário do Blog do Chocolate.  A partir dessa altura, tenho-o utilizado nas mais diversas preparações de massas de pão e bolinhos, bem como o tenho consumido juntando-lhe outros alimentos (cereais, mel, fruta, flocos de aveia, passas, doces e compotas, batidos e até açúcar pois consumi-lo simples ainda é um pouco dificil para mim, mas lá chegarei...). 

Já consegui doar à Mãe, à sogra  e a outras pessoas, entre as quais à minha tão querida amiga Isabel do "Emoção às Colheradas" que já está a fazer um magnífico uso dele tal como poderão verificar neste delicioso pão aqui.

Tudo o que aqui deixarei registado acerca do fabuloso Kefir encontrei em sites cuja fonte citarei obviamente...
São informações preciosas para quem não o conhece e pretende que lhe seja apresentado !  :)



"O Kefir é uma colónia de microrganismos simbióticos imersa numa matriz composta de polissacarídeos e proteínas. Originário das montanhas do Cáucaso é formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar diversos substratos – sendo o leite (caprino ou bovino), historicamente, o mais comum deles."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kefir



"O Kefir é o leite fermentado por uma jóia probiótica ( pro = a favor de ; bio = vida ) e foi sempre entendido como tendo poderes curativos, desde o início do séc. XVIII.
É uma bebida refrescante, altamente saudável e proporciona ao organismo uma série de benefícios, sendo inclusivamente um elemento auxiliar em vários tipos de doenças. 
Não lhe são conhecidas contra-indicações.

Tem uma consistência cremosa uniforme, semelhante ao iogurte mas o seu valor nutricional é muitíssimo maior. Tem um gosto refrescante e levemente azedo com um aroma suave de fermento fresco semelhante a cerveja. O Kefir também pode ter um sabor forte efervescente natural picante  se o deixar fermentar por mais de 24 horas. Existe uma variedade aproximada de 40  compostos aromáticos que contribui para o único e raro sabor e aroma do Kéfir."

http://chanasaude.no.sapo.pt/kefir.htm



"Tanto o Iogurte como o Kefir são produtos fermentados, feitos a partir do leite. Existem grupos de bactérias no Kefir que não existem no Iogurte, tal como a Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, e espécies de Acetobacter e Streptococcus. O Kefir contém também leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogénicas (prejudiciais) presentes no organismo.
Pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz). Sâo grânulos que têm a aparência de uma massa branca e gelatinosa,  composta por proteínas, lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran).
A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de Kefir ao leite e armazenar  posteriormente de forma adequada. 
O líquido fermenta em, aproximadamente, 24 horas a uma temperatura entre 18 e 30º C. Depois deste período, o leite deve ser coado por passadores de plástico (o Kefir tem que ser manuseado com vidro e plástico, nunca com metal devido à possível reacção do ácido da fermentação) e os grãos são depois adicionados a outro leite, procedendo-se assim de forma cíclica, por tempo indeterminado.
Os benefícios do consumo de kefir são inúmeros, mas os principais são:
- incrementa o valor biológico das proteínas do leite
- As proteínas do kefir são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo. O triptofano, um dos aminoácidos essenciais abundantes no kefir, é conhecido pelo seu efeito relaxante do sistema nervoso.
- sintetiza ácido láctico, o que diminui a intolerância a lactose e favorece a digestibilidade do leite mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca
- sintetiza vitaminas do complexo B
- aumenta a resistência à infecções
- activa sistema imunológico – e já foi usado, com sucesso, para ajudar pessoas que sofrem de sida, síndroma de fadiga crónica, cancro e herpes.
- efeito tranquilizador do sistema nervoso beneficia muitas pessoas que sofrem de depressão, distúrbios do sono, entre outras.
- restabelece e equilibra a flora intestinal – elimina dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protectora.
- regulador da flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação quanto diarreia, reduz a flatulência e melhora de uma forma geral todo o sistema digestivo.
O efeito de “limpeza” que exerce em todo o corpo, ajuda a estabelecer o equilíbrio do ecossistema interno, permitindo uma óptima saúde e aumento da longevidade.
- diminui o risco de cancro , principalmente de cólon
- diminui a fracção do LDL colesterol
Estudos realizados em ratos no Japão revelam acção anti-carcinogénica do kefir; o kefir foi administrado via oral e os resultados indicam diminuição do tamanho do tumor, induzindo a uma resposta auto imune nos ratos."

http://nutricionista.com.pt/artigos/o-que-e-o-kefir.jhtml


"A multiplicação dos grãos

A multiplicação dos grãos do Kefir de leite é extremamente lenta e depende muito de vários factores como idade da colónia, a temperatura ambiente, o tipo e a qualidade do leite utilizado, a frequência das trocas, etc... 
Geralmente, em condições óptimas, o crescimento dos grãos duplica - em quantidade - após 30 dias. 
NUNCA DEITE FORA OS SEUS GRÃOS DE KEFIR!
No caso dos grãos não estarem a fermentar ou não se multiplicarem, poderá experimentar mudar a marca ou o tipo de leite, ou apenas alterar o local onde guardou o recipiente. Por exemplo, nos dias mais frios os grãos entram num estado de latência.

Quando é que o Kefir “morreu”?


 

Quando o Kefir apresentar um desagradável odor, semelhante a algo apodrecido, e quando já não ocorrer a fermentação, os grãos estão em processo de putrefacção e não devem ser consumidos. Podem tentar recuperá-los fazendo trocas de leite uma vez por dia, durante uma semana. Se continuar o cheiro, então devem deitá-los fora. "


http://www.centrovegetariano.org/Article-394-A%2Bprepara%25E7%25E3o%2Bdo%2Bkefir.html



"Ainda não foram descobertos todos os microorganismos e nutrientes que o Kefir contém, mas o que se sabe é que possui:
  • 8 leveduras,
  • 2 bactérias acéticas,
  • cerca de 16 lactobacilos,
  • cerca de 9 streptococci/lactococci,
  • ácido fólico,
  • ácido pantotênico (vitamina B5),
  • biotina (vitamina B),
  • cálcio,
  • carboidratos,
  • fósforo,
  • gordura,
  • lactase,
  • magnésio,
  • niacina (vitamina B3),
  • potássio,
  • proteínas,
  • piridoxina (vitamina B6),
  • triptofano,
  • vários outros aminoácidos benéficos,
  • vitamina B12,
  • vitamina K."

  
http://rjanutri.blogspot.pt/2011/05/as-propriedades-do-kefir.html

 
 
Perguntas e respostas bastante esclarecedoras acerca do Kefir: 

http://kefir-alimentoprobiotico4.blogspot.pt/




Um copo de Kefir com "curd" de morangos:



E pronto: deixei aqui muita informação acerca do Kefir mas se fizerem uma pesquisa no Google, vão aparecer centenas de sites que falam a respeito !

Há quem seja de opinião que os grãos não devem ser lavados, tal como há quem opine a favor da higiene dos grãos !

Ora, eu gosto de lhes dar banho (tal como diz a Isabel) mas só o faço 1 vez por semana e os meus "bicharocos" (como carinhosamente os trato) têm gostado deste regime, não se têm constipado !  ;)
E em troca, prendam-me com um regular crescimento e boas fermentações ! 
O banho é SEMPRE com água mineral pois o cloro é altamente prejudicial aos grãozinhos. Poderá áté deixá-los uns minutos de molho na água mineral por forma a melhorar a acidez.

Os grãos de Kefir não se compram, não se encontram à venda em lado nenhum nem devem ser comercializados.
O que encontram à venda no "El Corte Inglês" por exemplo, é o Kefir já preparado, o resultado da fermentação não os grãos.

Os grãos são generosamente doados e passados de mão em mão, pois esta jóia deve ser partilhada com todos de forma gratuita, pelo que existem muitas comunidades de doadores a nível nacional e existe uma página no Facebook também onde se podem conseguir doadores bem como doar a quem necessite e queira.

Deixo-vos o link, é um grupo fechado, peçam adersão:

https://www.facebook.com/groups/212887238773306/

No meu caso, doarei sempre que me for possível e que tenha o suficiente.
Como tenho os grãos há pouco tempo e tenho doado, não tenho em grande quantidade e às pessoas que já me pediram tenho dito que poderá demorar um bocadinho.
Mas é uma questão de tempo e de paciência e claro que terei todo o prazer em dar. :)


Boas fermentações  ! ;)





18 de março de 2013

ALMÔNDEGAS






Adoramos Almôndegas !
Geralmente fazemos de carne picada, mas hei-de experimentar outras variações.

Este tipo de refeição é rápida e muito prática, fácil e pode sempre fazer-se com o sentido de que fique para o dia seguinte ou para outro dia qualquer.

E agora, nas férias escolares, é algo que gosto de deixar para uma refeição para o almoço da Filipa já que está por casa durante 2 semanas ! :)

Nada de novo para muitos de vós, acredito, mas seja como for é um delicioso prato para o dia-a-dia ! 

Deixo-vos com algumas fotos que, como já perceberam, são tiradas basicamente no mesmo ambiente quando vos mostro refeições completas... é o ambiente que nos acolhe todos os dias e de que gostamos, além do que não é possível andar com um prato de batatas fritas e carne pela casa por forma a escolher-se o melhor fundo para tirar belas fotografias...

Por isso, é o que há cá !:)


Ingredientes:


  • almôndegas já feitas ou carne picada para depois fazer as almôndegas
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • polpa de tomate
  • azeite q.b.
  • alecrim
  • 1 decilitro de vinho branco
  • massa de pimentão (opcional, mas se não usarem terão de colocar sal q.b.)
  • 1 malagueta
  • 1 folha de louro
  • limão e salsa, que me foi ofertado pela Espiga


Preparação:



Fazer um refogado com a cebola e os alhos picadinhos, um pouco de azeite, a folha de louro, a polpa de tomate, a massa de pimentão (se optar por usar) e a malagueta.





Deixe estalar um pouco o refogado e depois coloque as almôndegas cuidadosamente, regue com o vinho branco, coloque em lume brando e deixe estufar.






Passado um tempo, perfume com um pouco de alecrim e também com o preparado de limão e salsa da Espiga.






De vez em quando destape, vire cuidadosamente as almôndegas e deixe ficar um pouco mais.

No fim, polvilhe com salsa fresca.

Bom Apetite !















14 de março de 2013

FRANCESINHA

"Uma das teorias sobre a origem da francesinha remonta-a ao contexto da Guerra Peninsular, afirmando que as tropas napoleónicas costumavam comer umas sandes de pão de forma, onde colocavam toda a espécie de carnes e muito queijo.
Na época, no entanto, ela não incluía um complemento que os portuenses passaram acrescentar – o molho.

Actualmente parece haver alguma unanimidade em atribuir os créditos da criação do prato a Daniel David Silva, empregado do Restaurante "A Regaleira" na década de 1950.

Tendo trabalhado em França, ao retornar a Portugal Daniel Silva criou a francesinha com base na famosa tosta francesa, o " croque-monsieur", e daí o nome.

A Francesinha é um petisco de culto em toda a zona norte do país, em particular no Porto. Não é, pois, de estranhar que tenham surgido ao longo dos tempos diversos grupos com o objectivo de ordenar e classificar as Francesinhas ou apenas de a homenagear"

Fonte: Wikipédia




Conheço a bela da Francesinha há muitos e muitos anos !
E como eu, muita gente... até a nível internacional ela é conhecida e considerada uma das 10 melhores do Mundo na sua categoria, como poderão ver AQUI.
A Mãe mora pertíssimo do Porto e, sempre que lá ia e vou, não passamos sem ir a um determinado local comê-las.
A filhota adora, claro (tem batatas fritas e ovo estrelado) !

Há muitas formas de fazer a Francesinha e também há muitas versões da mesma... até já vi uma versão vegetariana !
Perdoem-me, sem qualquer pretensiosismo o digo, mas a verdade é que ao alterar completamente a receita base desta maneira por vezes acaba por se cometer um verdadeiro "assassinato" da mesma e passa a ser tudo menos a real receita que se pretende.
Seria talvez como fazer um Cozido à Portuguesa de peixe...
Humm... não me parece, de todo !
Lá que se mudem as carnes utilizadas e os enchidos, bom... menos mal...

Não vale a pena camuflar, a Francesinha é uma das maiores bombas calóricas que conheço !
É que não vale a pena tapar-lhe seja o que for, ou fingir que não se vê, por isso, ou se come ou não se come.
Ponto.
E por aqui comemos !
E com brutal satisfação,devo dizer...
E com ovo estrelado (há a opção de não o ter) e com batatas fritas e com o prato cheio de molho que é para ter ainda mais calorias, mais e mais...
(Já estão de olhos arregalados a ler isto ? Óptimo !  lol )

Há uns bons tempos atrás, tinha visto esta receita no blog da Vânia.
Vesti-me de Chocolate e comentei dizendo de minha justiça e marquei-a para um dia testar.
Pois esse dia chegou numa das nossa famosas "Febres de Sábado à Noite", antes de uma animada sessão de karaoke e cinema ! :-)

Devo dizer-vos que esta receita de Francesinha não fica em nada atrás da que costumo comer no norte do país, como tal aconselho vivamente a experimentarem esta versão do molho que aprendi a fazer com a Vânia, do blog "Cinco Sentidos na Cozinha" !



Ingredientes para 2 pessoas:


FRANCESINHA:
  • 6 fatias de pão de forma
  • 4 bifes de vaca bem fininhos
  • 4 linguiças (ou salsichas frescas)
  • ovos estrelados
  • 4 fatias de fiambre
  • 6 fatias de queijo flamengo (ou outro a gosto)

MOLHO:

  • 50 gr. de polpa de tomate
  • 1 cálice de Vinho do Porto
  • 25 centilitros de cerveja
  • piri-piri q.b.
  • sal q.b.
  • 1 caldo de carne (usei da Knorr)
  • 25 gr. de amido de milho (usei Maizena)
  • 250 mililitros de água
  • 25 gr. de margarina
  • 2 folhas de louro


Preparação:


Tempere os bifes com sal.
Grelhe os bifes e as linguiças.
Depois de grelhadas, corte as linguiças ao meio. 
Torre o pão e coloque uma fatia em cada prato.

Por cima da primeira fatia de pão coloque uma fatia de fiambre, um bife, duas metades de linguiça e uma fatia de queijo. Cubra com outra fatia de pão e coloque mais uma fatia de fiambre, outro bife, mais duas metades de linguiça e mais uma fatia de queijo. Sobreponha outra fatia de pão e coloque um ovo estrelado por cima e cubra com outra fatia e queijo. 







MOLHO:  


Num tacho coloque o vinho do Porto, a cerveja, o louro, a polpa de tomate, a manteiga, o cubo de caldo de carne, a água, o piripiri ( a gosto) e uma pitada de sal. 
Mexa e leve a lume brando até ferver. 
Quando começar a ferver junte o amido de milho dissolvido num pouco de água e mexa até engrossar. 
No final retire as folhas de louro.

Regue as Francesinhas com o molho e sirva de imediato com batata frita.  



















Aproveito esta publicação para agradecer à querida Dália, do blog "Preguiça na Cozinha" o miminho que me ofertou, o The Versatile Blogger Award  e ao qual vou responder, embora já tenha respondido anteriormente a este desafio no Blog do Chocolate pelo que voltarei aqui a colocar as respostas que tinha dado.






A regra do desafio pede que eu fale 7 coisas sobre mim e passe o selinho para 15 pessoas.

1. Sou teimosa, refilona e tenho mau feitio.


2. Sou leal aos meus amigos.

3. Odeio crueldade e tortura contra seres humanos, animais, plantas e contra o ambiente

4. Adoro falar com pessoas com muita idade… gosto de saber as suas vivências e gosto de ouvir histórias de outros tempos, dos tempos em que por este planeta eu não andava.

5. Gosto de caminhar por entre florestas e de falar com as árvores e sozinha

6. Adoro caminhar por ruelas antigas, onde não passam carros e imaginar as pessoas que por ali passaram e viveram, oo que fizeram, como eram…

7. Adoro cinema, bons filmes… adoro ver a transfiguração e transformação dos actores e actrizes nos papéis que desempenham. Para mim o melhor papel desempenhado é sempre o do vilão pois é nesse papel que reconheço um excelente actor/actriz.


Sou incapaz de escolher 15 blogues porque para mim todos os que conheço são dignos de receberem este selo.
Por isso mesmo, sintam-se à vontade para o levar convosco e partilhá-lo com quem quiserem.