21 de junho de 2014

TARTE DE MORANGOS DO "LA PALETTE" - DORIE GREENSPAN







Esta quinzena, o desafio do " Dorie às Sextas "é uma tarte de fruta da época, escolha que me agradou imenso pois já fiz outras tartes dela e adorei.
Assim, não deixei escapar a oportunidade de fazer mais uma sobremesa com uma das minhas frutas de eleição da Primavera: Morangos.
Tenho uma outra Tarte deliciosa de Morangos publicada, mas sobremesas assim nunca são demais.

Era pedida uma tarte única, a " La Palette Strawberry Tart " que, fiquei a saber, foi degustada pela Dorie precisamente na esplanada do café francês com esse nome.
No entanto, decidi-me pelas individuais já que não queria fazer a receita completa pelo que fiz apenas metade da dose recomendada.
Assim, optei pelas tarteletes e, como já não participava há um tempo e como as férias estão quase aí, quis marcar a minha presença na quinzena, embora tenha que confessar que as coisas não correram lá muito bem com a massa devido à temperatura que se fazia sentir na cozinha.







A tarte será então composta pelos seguintes elementos:


  • Compota de morango
  • 1 base de tarte com 23 cm feita com a "Sweet Tart Dough" ou com a "Sweet Tart Dough with Nuts" (página 444 do livro da Dorie Greenspan), totalmente cozinhada, fria e desenformada
  • 1,1 kg de morangos maduros
  • Açúcar - opcional
  • Um pouco de "kirsch" ou de "eau-de-vie" de morango ou framboesa (não sei a tradução, usei licor de morango) ou uma colher cheia de licor de groselha (créme de cassis) - opcional.  Eu usei o meu Licor de Morango
  • Pimenta moída no momento - opcional
  • Créme fraîche (primeira escolha) ou natas batidas

SWEET TART DOUGH

Ingredientes:

  • 1 1/2 chávenas de farinha
  • 1/2 chávena de açúcar em pó
  • 1/4 colher chá de sal
  • 125 gr. de manteiga, muito fria ou congelada, cortada em pedaços pequenos
  • 1 gema de ovo grande





Preparação:


Colocar a farinha, o açúcar e o sal num processador de alimentos, pulsando algumas vezes para misturar. Juntar a manteiga e pulsar até esta ficar com alguns pedaços do tamanho de flocos de aveia e outros do tamanho de ervilhas. Bater levemente a gema, quebrando-a ligeiramente, e deitá-la aos poucos, pulsando ligeiramente entre cada adição. Quando a gema estiver completamente incorporada, processar mais longamente, cerca de 10 segundos de cada vez. A massa, que ao início vai ficar granulada, irá formar grumos. Mesmo antes de chegar a este ponto, o som do processador vai mudar. Neste ponto, mudar a massa para a bancada e amassar suavemente, apenas até alguns ingredientes secos que tenham escapado estarem incorporados. 

Untar com manteiga  uma tarteira com 23 cm de diâmetro e fundo amovível. Pressionar a massa uniformemente pelo fundo e lados da tarteira (a Dorie não recomenda que se estenda a massa), deixando apenas uma pequena porção de massa no frigorífico para usar caso a massa rache nalguma parte após estar cozida. Não se deve pressionar a massa na tarteira com muita força, para que não perca a sua textura areada, mas deve garantir-se que os vários pedaços estão bem unidos. 
Congelar a massa durante pelo menos 30 minutos (ou durante um período maior, de preferência) antes de levar ao forno.
Centrar a grade no forno e pré-aquecê-lo a 190ºC. 
Untar a parte brilhante de uma folha de alumínio e ajustá-la sobre a massa, com a parte untada para baixo, pressionando bem. 
Como a massa foi congelada, não será necessário cozê-la com pesos.
Levar ao forno por 25 minutos.
Remover cuidadosamente o papel de alumínio.

Se a base da tarte tiver inchado, pressioná-la ligeiramente com a parte de trás de uma colher. Nesta fase pode remendar-se a base caso tenha rachado, usando um pouco da massa crua que se reservou assim que se remove a folha de alumínio.
Cortar um pedaço muito fino, colocá-lo sobre a racha, humedecendo as extremidades e alisando suavemente sobre a base.
Levar ao forno durante mais oito minutos ou até a base estar firme e dourada.
Transferir a tarte para uma rede e deixar arrefecer antes de usar.

Se se servir a tarte inteira de uma vez, espalhar uma camada generosa de doce sobre a base da tarte e cortar em fatias.
Se não se for usar a base toda, cortar tantas fatias quantas as pessoas a servir e espalhar a compota sobre as fatias já cortadas.
Cortar em metades tantos morangos quanto necessários para servir uma porção generosa a cada pessoa e, caso necessário, envolvê-los em açúcar.
Se se usar o licor, misturá-lo agora, mas em pouca quantidade para não abafar o sabor dos morangos. Polvilhar com a pimenta.
Dividir as fatias da tarte pelos pratos e cobrir com o morango e o seu sumo, deixando-os cair para os lados da fatia sem preocupações.
Decorar ou servir com crème fraîche ou natas.







SWEET TART DOUGH WITH NUTS


Igual à receita anterior, reduzindo a quantidade de farinha para 1 + 1/4 chávenas e adicionando 1/4 de chávena de amêndoas, nozes, pecans ou pistachios.


Bom Apetite !









17 de junho de 2014

LICOR DE CEREJA






No ano passado andei a magicar a melhor forma de fazer Licor de Cerejas, pois é uma fruta que adoro e queria testá-la noutras preparações que não somente consumi-la ao natural ou mesmo em sobremesas, como tem vindo a ser o caso.
Assim, não deixei escapar a oportunidade quando elas apareceram e meti mãos à obra.

Este Licor foi feito há precisamente 1 ano e, agora que essas lindas e provocadoras bolinhas tão carnudas e deliciosas estão de novo em toda a sua força, é hora de sugerir uma preparação diferente com elas.






Já tinha feito Licor de Morango e tinha chegado a vez do de Cerejas que ficou com uma cor escura e intensa já que usei das cerejas mais escuras que encontrei. 


Perfeito para consumir assim ou mesmo para se juntar a certas receitas.







Ingredientes:


  • 500 gr. de cerejas com os pés
  • 1 pau de canela cortado em 2 ou 3 pedaços
  • 150 ml. de água
  • 150 gr.de açúcar amarelo
  • 300 ml de aguardente (senão tiver pode usar vodka)
  • parte amarela da casca de 1 limão
  • 1 cravinho (opcional)






Preparação:



Lave as cerejas e seque-as cuidadosamente com papel de cozinha.
Descasque o limão com o descascador de batatas para que a casca fique bem fininha.
Coloque as cerejas num frasco de boca larga, limpo e previamente esterilizado.
Adicione o pau de canela, a casca de limão e o cravinho (esta especiaria dá ao licor um sabor forte e acentuado, pelo que se não gostar, omita-o)







Leve a água e o açúcar ao lume e, assim que o açúcar derreter, desligue o fogão, espere 15 a 20 minutos e junte a aguardente.
Despeje este preparado sobre as cerejas, feche bem o frasco e guarde em local fresco, seco e escuro durante cerca de 3 ou 4 meses antes de o abrir.
Dia sim, dia não agite o frasco para que os sabores se desprendam e inundem o licor.







Passado este tempo, disfrute de uma aromático e lindo licor que fará as delicias de todos quantos o provarem.














Fonte:  http://tertuliadesabores.blogs.sapo.pt/141775.html



6 de junho de 2014

BOLO INVERTIDO DE KIWI




Este bolo foi confeccionado há já um tempo atrás, quando rumei a Norte para visitar a Mãe por alturas do Carnaval !
Tinha chegado a casa dela uma grande cesta cheia de kiwis, que a carinhosa vizinha Fernanda lhe deu e como eram bastantes, além dos que se comeram ao natural, alguns foram utilizados em doce, sobremesas e este bolo invertido.
 
É assim na terrinha da Mãe, as trocas ainda acontecem como antigamente.
Troca-se ovos por alfaces, troca-se fruta por batatas, trocam-se géneres como também os Avós faziam e como hoje é impensável fazer nas grandes cidades...
 
Os sorrisos fazem parte deste "circuito comercial"... à mistura com conversas e afectos, estes comportamentos de outrora que ainda perduram em alguns locais fazem-me sentir noutra dimensão, numa dimensão onde gostaria de habitar permanentemente.
 

 

Adoramos bolos frutados, em que o sumo se mistura na massa e a torna mais suculenta e macia !

Ficam excelentes, já fiz com diversas frutas e chegou agora a vez dos kiwis ! :)
 
Por falar em Kiwis, deixo-vos aqui algumas informações acerca deste fruto tão importante para a nossa saúde:


As pessoas são atraídas pelos kiwis em razão de sua cor verde brilhante e sabor exótico. Mas, a verdadeira singularidade deste alimento vem de seus benefícios para a saúde:
 
Impulsiona sua imunidade – o alto teor em vitamina C no Kiwi, juntamente com outros compostos antioxidantes, ajudam a estimular o sistema imunológico;
 
Poder alcalino – o kiwi é a fruta mais alcalina que existe, o que significa que tem uma rica fonte de minerais para substituir o excesso de alimentos ácidos que a maioria das pessoas consome. Um organismo ácido/alcalino equilibrado traz muitos benefícios para a saúde, uma pele jovem, energia física abundante, menos resfriados, menos artrite e osteoporose, entre outros;
 
Ótimo para a pele – os kiwis são uma boa fonte de vitamina E, um antioxidante conhecido por proteger a pele da degeneração;
 
Ajuda na luta contra a doença cardíaca – uma pesquisa recente revelou que, comer 2 kiwis por dia, ajuda a reduzir o potencial de coagulação do sangue em 18% e a diminuir os triglicéridos em 15%. Ponto positivo para o coração!
 
Limpa as toxinas do corpo – as fibras do Kiwi ajudam a ligar e a mover as toxinas do seu trato intestinal;
 
Ajuda a emagrecer - note que o kiwi é uma fruta pouco calórica, uma vez que apenas tem cerca de 54 kcal por cada 100 g de fruta. Desta forma, é muito recomendada em dietas de emagrecimento;
pelo seu alto conteúdo em água, juntamente com quantidades consideráveis de potássio, ajudam a eliminar líquidos e a evitar assim os problemas que implicam a retenção de líquidos no organismo.
Auxilia na digestão – os kiwis são uma ótima fonte de fibras, podendo evitar assim a prisão de ventre e outros problemas intestinais. Além disso, o kiwi contém "actinidain", uma enzima muito parecida com a "papaína" presente no mamão que auxilia na digestão de uma refeição;
 
Controla a pressão arterial – o alto nível de potássio encontrado no Kiwi ajuda a manter os nossos eletrólitos em equilíbrio e a conter os efeitos do sódio;
 
Adequado para os diabéticos – o kiwi possui um baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, isto significa que ele não eleva o açúcar no sangue rapidamente, sendo um alimento seguro para os diabéticos.


http://www.liberoalimentos.com.br/2013/05/os-beneficios-do-kiwi-para-a-saude.html
http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-as-propriedades-do-kiwi-3356.html




Ingredientes:
 
  •  8 kiwis
  • 150 gr. de margarina
  • 200 gr. de açúcar
  • 2 ovos
  • 150 gr. de farinha
  • 1 colher de sopa de fermento
  • raspa da casca de 1 laranja
  • margarina para untar
  • farinha para polvilhar 
 
 
 


Preparação:

Ligue o forno a 180º C.
Corte um círculo de papel vegetal com as dimensões de uma forma.
Barre a forma com margarina, polvilhe-a com farinha e forre o fundo com o papel vegetal.
Barre novamente com margarina e volte a polvilhar com farinha.

Descasque os kiwis, corte 3 deles em rodelas e forre o fundo da forma com as rodelas.
Corte os outros kiwis em pedaços e reduza-os em puré num liquidificador ou com a varinha mágica.

Numa tigela, bata a margarina com o açúcar até ficar cremoso, junte os ovos um a um, batendo bem entre cada adição.
Adicione a farinha, o fermento, a raspa de laranja e o puré de kiwi e misture bem.

Deite este preparado por cima das rodelas de kiwi previamente colocadas na forma e leve ao forno por cerca de 40/50 minutos (faça o teste do palito).

Depois de cozido deixe arrefecer um pouco.
Seguidamente desenforme-os e retire o papel vegetal.


 


Bom Apetite !








Fonte: revista "Teleculinária Gold - Bolos Caseiros - Janeiro 2014, pág. 13"