1 de setembro de 2014

BOLO DE CENOURA - Aniversário "Dia Um... Na Cozinha"






A todos os leitores e amigos do Brisa Maritima e do Blog do Chocolate, eu gostaria de dizer que continuo em "modo pausa"... não sei até quando, uma vez que necessitava de tempo que me estava a faltar para fazer coisas que tanto prazer me dão, devido às horas e horas que passava no computador de forma exagerada devido aos blogues.

Foi necessário travar essa alienação e, pelo facto, peço desculpa a todos quantos sigo e me seguem, pela minha ausência nas vossas cozinhas que tanto gosto de visitar e pelos "cafézinhos"que deixei de tomar convosco por agora. 

Por vezes temos de fazer escolhas e tomar decisões que nem sempre agradam, mas que são imperativas para que possamos alcançar outros objectivos na vida.








Seja como for, não poderia deixar de estar presente neste dia 01 de Setembro, dia em que se celebra o 1º aniversário do grupo no Facebook, do evento "Dia Um... Na Cozinha".

Sim, já passou 1 ano !
O tempo passa mesmo rápido e não volta atrás...
Por essa razão, aproveitem-no da melhor forma possível com quem vos faz felizes.
Além de se ter celebrado o aniversário da criação do evento nesta publicação, celebramos agora a abertura oficial do evento "Dia Um... Na Cozinha" no Facebook a todos quantos nele quisessem participar e dele fazer parte !



 

Foi há 1 ano atrás que surgiu a primeira publicação no grupo do Facebook, com as deliciosas Galettes a darem o mote e a deliciarem toda a blogosofera culinária.

O tema desta 16ª edição é um Bolo que celebre o Aniversário do Grupo e para a festa eu trouxe um Bolo de Cenoura, fresco e delicioso, que fiz numa altura em que visitei a Mãe e que fez as delicias de todos.








Deixo-vos a receita sem segredos e canto os parabéns ao projecto "Dia Um... Na Cozinha" que tantas excelentes partilhas e criatividade nos tem proporcionado através dos magníficos Cozinheiros que dele fazem parte.
Parabéns a você... nesta data querida ! :)








Ingredientes:

  • 450 gr. de cenouras
  • 4 ovos + 4 gemas
  • 250 gr. de açúcar
  • 1 decilitro de óleo
  • 250 gr. de farinha
  • 1 colher de sobremesa de fermento
  • 2 decilitros de natas
  • margarina para untar
  • suspiros para decorar (usei os de compra)







Preparação:


Descasque e lave as cenouras, rale-as e reserve-as.

Numa tigela junte os ovos com as gemas e o açúcar e bata tudo até conseguir um creme bem fofo.
Junte o óleo em fio e continue sempre a bater.
Acrescente a farinha e o fermento e, por fim, as cenouras raladas.
Envolva bem, verta para uma forma redonda previamente untada e leve ao forno por cerca de 50 minutos aproximadamente, ou até que esteja cozido (teste do palito).
Retire do forno depois de cozido, desenforme e deixe arrefecer.
Bata as natas em chantilly e barre o bolo.
Por cima disponhas os suspiros e umas raspas de cenoura.



Até qualquer dia ! :)




Fonte: revista "Teleculinária Gold" nº 100, Janeiro 2014, pág. 27