21 de junho de 2014

TARTE DE MORANGOS DO "LA PALETTE" - DORIE GREENSPAN







Esta quinzena, o desafio do " Dorie às Sextas "é uma tarte de fruta da época, escolha que me agradou imenso pois já fiz outras tartes dela e adorei.
Assim, não deixei escapar a oportunidade de fazer mais uma sobremesa com uma das minhas frutas de eleição da Primavera: Morangos.
Tenho uma outra Tarte deliciosa de Morangos publicada, mas sobremesas assim nunca são demais.

Era pedida uma tarte única, a " La Palette Strawberry Tart " que, fiquei a saber, foi degustada pela Dorie precisamente na esplanada do café francês com esse nome.
No entanto, decidi-me pelas individuais já que não queria fazer a receita completa pelo que fiz apenas metade da dose recomendada.
Assim, optei pelas tarteletes e, como já não participava há um tempo e como as férias estão quase aí, quis marcar a minha presença na quinzena, embora tenha que confessar que as coisas não correram lá muito bem com a massa devido à temperatura que se fazia sentir na cozinha.







A tarte será então composta pelos seguintes elementos:


  • Compota de morango
  • 1 base de tarte com 23 cm feita com a "Sweet Tart Dough" ou com a "Sweet Tart Dough with Nuts" (página 444 do livro da Dorie Greenspan), totalmente cozinhada, fria e desenformada
  • 1,1 kg de morangos maduros
  • Açúcar - opcional
  • Um pouco de "kirsch" ou de "eau-de-vie" de morango ou framboesa (não sei a tradução, usei licor de morango) ou uma colher cheia de licor de groselha (créme de cassis) - opcional.  Eu usei o meu Licor de Morango
  • Pimenta moída no momento - opcional
  • Créme fraîche (primeira escolha) ou natas batidas

SWEET TART DOUGH

Ingredientes:

  • 1 1/2 chávenas de farinha
  • 1/2 chávena de açúcar em pó
  • 1/4 colher chá de sal
  • 125 gr. de manteiga, muito fria ou congelada, cortada em pedaços pequenos
  • 1 gema de ovo grande





Preparação:


Colocar a farinha, o açúcar e o sal num processador de alimentos, pulsando algumas vezes para misturar. Juntar a manteiga e pulsar até esta ficar com alguns pedaços do tamanho de flocos de aveia e outros do tamanho de ervilhas. Bater levemente a gema, quebrando-a ligeiramente, e deitá-la aos poucos, pulsando ligeiramente entre cada adição. Quando a gema estiver completamente incorporada, processar mais longamente, cerca de 10 segundos de cada vez. A massa, que ao início vai ficar granulada, irá formar grumos. Mesmo antes de chegar a este ponto, o som do processador vai mudar. Neste ponto, mudar a massa para a bancada e amassar suavemente, apenas até alguns ingredientes secos que tenham escapado estarem incorporados. 

Untar com manteiga  uma tarteira com 23 cm de diâmetro e fundo amovível. Pressionar a massa uniformemente pelo fundo e lados da tarteira (a Dorie não recomenda que se estenda a massa), deixando apenas uma pequena porção de massa no frigorífico para usar caso a massa rache nalguma parte após estar cozida. Não se deve pressionar a massa na tarteira com muita força, para que não perca a sua textura areada, mas deve garantir-se que os vários pedaços estão bem unidos. 
Congelar a massa durante pelo menos 30 minutos (ou durante um período maior, de preferência) antes de levar ao forno.
Centrar a grade no forno e pré-aquecê-lo a 190ºC. 
Untar a parte brilhante de uma folha de alumínio e ajustá-la sobre a massa, com a parte untada para baixo, pressionando bem. 
Como a massa foi congelada, não será necessário cozê-la com pesos.
Levar ao forno por 25 minutos.
Remover cuidadosamente o papel de alumínio.

Se a base da tarte tiver inchado, pressioná-la ligeiramente com a parte de trás de uma colher. Nesta fase pode remendar-se a base caso tenha rachado, usando um pouco da massa crua que se reservou assim que se remove a folha de alumínio.
Cortar um pedaço muito fino, colocá-lo sobre a racha, humedecendo as extremidades e alisando suavemente sobre a base.
Levar ao forno durante mais oito minutos ou até a base estar firme e dourada.
Transferir a tarte para uma rede e deixar arrefecer antes de usar.

Se se servir a tarte inteira de uma vez, espalhar uma camada generosa de doce sobre a base da tarte e cortar em fatias.
Se não se for usar a base toda, cortar tantas fatias quantas as pessoas a servir e espalhar a compota sobre as fatias já cortadas.
Cortar em metades tantos morangos quanto necessários para servir uma porção generosa a cada pessoa e, caso necessário, envolvê-los em açúcar.
Se se usar o licor, misturá-lo agora, mas em pouca quantidade para não abafar o sabor dos morangos. Polvilhar com a pimenta.
Dividir as fatias da tarte pelos pratos e cobrir com o morango e o seu sumo, deixando-os cair para os lados da fatia sem preocupações.
Decorar ou servir com crème fraîche ou natas.







SWEET TART DOUGH WITH NUTS


Igual à receita anterior, reduzindo a quantidade de farinha para 1 + 1/4 chávenas e adicionando 1/4 de chávena de amêndoas, nozes, pecans ou pistachios.


Bom Apetite !









26 comentários:

  1. OI, Isa!

    Estou aqui, lendo a receita. Não entendi muito bem a parte que tem de cortar antes de rechear, pois não conseguiria colocar os doces nas partes cortadas sem "paredes".
    Porém, a receita é apetecível e poderei fazê-la quando for nossa época de morangos. Agora estamos na fase das frutas cítricas.

    Beijo,
    Cassia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cassia :)

      Essa situação só acontecerá caso não queira usar toda a massa, ou seja se quiser fazer apenas 3 fatias por exemplo. Se o doce estiver consistente não terá dificuldade em conseguir com que ele se segure em cima das fatias, mas se estiver mais liquido, é mais dificil sim. Por isso optei por fazer mini tartes.

      Beijinho

      Eliminar
  2. Nham!!! Ainda bem que fizeste, estão lindas!!! Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Que lindas!
    Tartes com frutas são sempre uma delícia.
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindas as tarteletes! Gosto imenso de morangos... posso ficar com uma?
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá, Isabel!
    Ficaram lindas e gulosas essas tarteletes! Ando a fazer tantas receitas com morangos, e não me canso, adoro-os. Já comia uma, pelo menos :)
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  6. Olá :)...
    Excelente aspecto :)..... Adorei a tua sugestão :D...
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. estao tao bonitas ja levo uma comigo para comer logo com o foot estao 5* adoreiii bjs bs

    ResponderEliminar
  8. Minha querida amiga, que tarteletes maravilhosas, ficaram uma verdadeira obra de arte de tão lindas!!
    Eu teria um prazer imenso prazer em saborear essas delicinhas!! Beijinhos e um ótima semana!!

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Isabel,
    Lindas tartes e todas as receitas com frutas são bem vindas em especial morangos, ótima receita.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  10. Belíssima suas tartes, certamente estão muito saborosas!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  11. Querida Isabel, esta tua versão de tartes individuais, ficou lindissima! São um regalo para a vista e, de certeza, para o palato....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Querida e doce Isabelinha sempre fico tão feliz com sua visita, parece que consigo imaginar vc entrando em minha casa, sentarmos a mesa para saborearmos um bolinho feito na hora juntamente com um chá ou café e colocarmos as conversas em dia. Ah que bom seria se vc morasse pertinho de casa, portanto, fica somente no imaginário, exatamente como eu gostaria que fosse. Hehehe. Falei demais, agora quero falar dessas lindas tartes. Os morangos estão voltando com tudo agora, e bem docinhos, adoro morangos e adoraria roubar uma dessa. Certamente ficaram irresistíveis e lindamente caprichosas. Adorei. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  13. Que tarteletes tão lindas e delicadas!!! Apetecia-me tanto, mas tanto, mordê-las! Que tenho eu? ;)
    Beijinhos, princesa, boa semana!

    ResponderEliminar
  14. Querida Isabel: adoro morangos e estas tarteletes são um regalo para a vista e, de certeza, para o paladar também. Ótima ideia a de as fazer assim na versão mini, pois comem-se sem ( tantas) culpas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  15. Olá minha querida!

    Obrigada pelas tuas palavras no meu blog e pela tua maravilhosa companhia virtual... Hei-de ficar melhor!

    As tuas tarteletes estão lindas e a massa parece perfeita, apesar de dizeres que algo correu mal devido à temperatura da cozinha! Para mim seriam perfeitas porque adoro morangos... São das minhas frutas preferidas!

    um grande beijinho

    ResponderEliminar
  16. Minha querida e doce amiga,
    eu sou apaixonada por morangos, suas tarteletes estão maravilhosas,
    combinação perfeita de ingredientes, feliz de quem as saborearam essas tentações!

    Feliz semana minha amiga junto a sua família!
    Bjs ♥=♥

    ResponderEliminar
  17. Querida isabel,
    Uma tarte com morangos é sempre um regalo para a vista e para o palato e estas tuas, ou da Dorie, não são excepção, pois estão lindas as tuas tarteletes e olha que, se a massa não correu lá muito bem, nem se nota nada, pois o aspecto e as migalhas do areado que ela está, a mim, não sendo profissional, mas percebendo um pouco do assunto, parece-me bem perfeita!
    Um grande beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  18. As coisas até podem não ter corrido lá muito bem com a massa Isabel, mas olha que as tuas tarteletes ficaram mesmo lindas e com um aspeto fantástico :) O verão está aí e não me importava nada de levar uma destas para o lanche (e olha que isto é um grande elogio, porque eu não sou grande fã de morangos ;) hehe Mas ficaram mesmo tentadoras!)
    Beijinhos grandes *

    ResponderEliminar
  19. Uau... Isabel, verdadeira delicia esta tarte, linda demais, belas fotos... irresistíveis!
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Amiga, você tem que voltar no programa de TV p/mostrar essa delícia, hummm...
    Lindas as tortas!
    Fiquei daqui babando de verdade kkk
    Bjssss

    ResponderEliminar
  21. Que tartes deliciosas, estão com um aspeto bem suculento
    Beijokas

    ResponderEliminar
  22. Isabel,
    Ficaram lindas e com um aspecto delicioso! Não se nota nada de mal na massa, parece muito tenra.
    Beijinhos
    Vanda

    ResponderEliminar
  23. Confesso, Isabel, ao ver as fotos quase que babei! Adoro morangos e estas tartes ficaram a chamar por mim! Ainda bem que não estão aqui perto, senão estragava a dieta! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Que lindas ficaram as tuas tartes! As fotografias estão deliciosas.
    bjns

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.