1 de janeiro de 2014

RABANADAS - "Dia Um... Na Cozinha"



Feliz Ano 2014 !!!


Na 8ª edição do "Dia Um... Na Cozinha", foi pedida uma "Iguaria de Natal" para coroarmos a época mais importante do ano para muitas pessoas !
O Natal foi o convidado especialíssimo deste projecto mensal, do qual todos vocês poderão participar juntando-se ao grupo acima mencionado. 

Trago neste 1º dia de 2014 as Rabanadas (decerto um dos mais tradicionais e que possivelmente aparecerá muito neste dia) por ser aquele doce que mais recordações de infância me traz, em tempos que eram de recursos parcos, dinheiro contado e pouca abundância em termos de mesa de Natal.

O Natal não era como hoje eu o vejo.
Eram outros tempos, tempos belos com árvore de Natal feita com o pinheirinho apanhado no pinhal, que se fazia quase em cima da data (onde tudo era mais belo, vivido de forma mais intensa, menos comercial), onde se acreditava que o Menino Jesus (e não o Pai Natal !) descia pela chaminé e os olhinhos brilhavam em imaginar tal quadro... e perguntava-se: "Mãe, ele não fica todo farrusco?" 
A Mãe ria, o Pai ria e, abanando as cabeças, lá arranjavam uma qualquer explicação atabalhoada em que eu piamente acreditava !
E os presentes sempre apareciam em cima do fogão, por baixo da chaminé... não por baixo da árvore de Natal, como hoje vemos acontecer.
Ah... que saudades desses belíssimos tempos... outros... tão diferentes, tão bons...

Nunca poderiam faltar as Rabanadas... 
Não se faziam sonhos de Natal, faziam-se filhozes amassadas até à exaustão por mãos sábias e fortes, mas eu preferia as Rabanadas... sempre pedia à Mãe para não esquecer e Ela nunca esquecia. :)





E fora da época natalícia, eu por vezes "fazia queixas" a uma antiga Amiga dos meus pais, muito chegada à família, dizendo "Carlota, a Mãe não faz rabanadas..."
E a Carlota, senhora já de avançada idade, "ralhava" com a Mãe, por forma a satisfazer-me e "mandava-a" fazer rabanadas para mim ! :)

As Rabanadas sempre me fazem sorrir...sempre me trazem à memória pessoas e momentos de outros tempos...distantes...felizes ! 

E o vosso Natal, como era quando eram pequeninos ? :)








Ingredientes:

  • Pão de forma cortado às fatias
  • Leite morno com açúcar e uma casca de limão
  • Ovos batidos
  • Açúcar e canela para polvilhar






Preparação:


Molhar as fatias de pão no leite morno, no qual anteriormente se colocou açúcar e uma casca de limão.
Passá-las por ovo batido e fritar em óleo bem quente.
Quando estiverem douradas, tiram-se para cima de papel absorvente.
Passam-se depois por açúcar e canela.







Vamos recordar as outras edições do "Dia Um... Na Cozinha" ?


1ª edição - Brownies
2ª edição - Gelados
3ª edição - Saladas
4ª edição - Tartes Rústicas de Fruta (Galettes)
5ª edição - Fritattas de Legumes
6 ª edição - Crumble com Frutas da Época






35 comentários:

  1. Que aspecto delicioso!!!
    Um ano novo recheado de coisas boas!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Querida Isabel, adorei ler o teu texto, quase me chegaram as lágrimas aos olhos, ou chegaram mesmo, de recordar ao ler cada palavra, de tão bela descrição dos nossos tempos de Natal. Tempos lindos, com menos é certo, mas bem mais felizes.
    Lembro o alguidar grande em que minha mãe amassa as filhoses de abóbora e o belo cobertor quentinho em que elas ficavam, bem abafadinhas a levedar, no quarto em cima da cama.
    Tantas recordações boas, minha amiga, foi tão bom recordar.
    Rabanadas também não havia, há agora para todos os gostos, e as tuas ficaram lindas, deliciosas e certamente fizeram as delicias de quem as provou.
    Um Bom Ano, tudo de bom.
    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  3. Isabel, querida, ficaram perfeitas as tuas rabanadas! Uma delícia...
    Beijinhos e um excelente 2014!

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Isabelinha

    Rabanadas talvez seja dos doces que eu melhor como no Natal, a minha "vó" tb fazia e quando sao feitas por maos sabias como as das nossas maes... a verdade é que o sabor é sempre outro porque tem aquela pitada de amor e carinho tao intenso nelas... Linda a tua mae!!

    Minha linda que o ano de 2014 seja um ano repleto de amor, paz, felicidade e muita muita amizade!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  5. Querida ISabel, ontem passei só de "raspão" mas não podia deixar de te vir dar os parabéns por mais uma excelente participação:)
    Também adoro rabanadas, ou fatias douradas como a minha mãe lhes chama :) Fiz um destes dias lá em casa, uma versão mais light por causa do maridão, mas assim é como gosto mais ! As tuas são como as da minha mãe .
    Beijinho doce e feliz 2014 !

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, Isabel!
    Também me lembro dos presentes aparecerem na chaminé da cozinha na manhã de natal... belos tempos! ;)
    Também gosto muito de rabanadas e estas estão mesmo a sussurrar-me!...
    Beijinhos e um excelente 2014!
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Para mim não há Natal sem rabanadas, e estas estão 5 estrelas!
    Ao olhar para as tuas fotos parece que senti o cheiro das rabanadas que uma tia costumava fazer.
    Beijinhos e bom ano!

    ResponderEliminar
  8. Querida Isabel, as tuas recordações de Natal são muito parecidas com as minhas. Que nostalgia me provocou o teu lindo texto... adorei! E adorei as tuas rabanadas, estão lindas e apresentaste-as de forma maravilhosa!
    Desejo que 2014 te traga tudo de bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    As rabanadas são o meu doce de Natal preferido. Essas ficaram lindas!
    Feliz 2014!

    ResponderEliminar
  10. Olá Isabel
    Quem não gosta de rabanadas!!!! E como eu também me lembro das da minha avó.... mas ela fazia sempre que nós iamos para casa dela, no natal a tradição eram as filhoses.
    As rabanadas da tua mãe são como as da minha avó, por isso só podem ser uma delicia
    Beijokas e um bom ano

    PS: a tua mãe é uma linda senhora :-)

    ResponderEliminar
  11. Olá, Isabel!
    Adorei ler as tuas palavras e recordei os Natais da minha infância. Cabe a todos nós combater o espírito mais comercial desta época e centrarmos a quadra naquilo que mais importa. Na minha família continua a ser uma maneira de reunirmos a família à volta da mesa e claro...a festa também é para as crianças, que acreditam na magia do Menino Jesus e do seu ajudante Pai Natal. Eu adoro o Natal...Não sei porquê, mas sinto-me mais inspirada neta altura e mais optimista!
    As tuas rabanadas ficaram fantásticas e decerto que muito saborosas!
    Um feliz 2014 para ti e teus familiares!
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Olá minha linda!
    Com as tuas palavras recordei os meus saudosos Natais! Para mim continua a ser importante a reunião da família e acreditar na magia desta época maravilhosa.
    As tuas rabanadas ficaram fantásticas e devem ter ficado muito saborosas!
    Desejo-te um ano repleto de saúde, amor, paz e muitos sucessos! FELIZ ANO NOVO!
    bjs

    ResponderEliminar
  13. que bonito post, cheio de memórias,
    não há nada como umas boas rabanadas na noite de natal!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Minha querida, o meu Natal de antigamente é bastante parecido com o teu... Também o meu pinheiro vinha do monte e era o Menino Jesus que deixava as prendas no sapatinho. Antes de irmos dormir, já na madrugada de 25, todos os sapatos eram alinhados em redor da chaminé e de manhã lá estavam os presentes em cada sapato. Eram tempos tão bons!
    As rabanadas que a minha Avó faziam eram diferentes destas. Usava uma calda de mel, canela e vinho do Porto. Hoje sou eu que as faço, mas na azáfama do dia nunca consigo fotografá-las para dar a receita no blog. No entanto, devo dizer, que as minhas rabanadas preferidas são as de leite como aqui apresentas. Estão com um belíssimo aspecto! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Adorei as rabanadas mas ao terminar de ler o texto dei por mim a sorrir...
    Obrigada por isso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. As suas lembranças fazem eco em algumas das minhas dos meus natais mágicos em criança! O ritual de encontrar o pinheiro certo no pinhal, os presentes debaixo da chaminé enviados pelo Menino Jesus, na pessoa do Pai Natal seu emissário, pois no meu tempo, já era presença constante nos programas de televisão!
    E as rabanadas como estas, presença constante na mesa, são como sempre, um dos meus doces preferidos do natal, a par e passo com o leite-creme polvilhado com açúcar e canela! Delícias que não resisto!
    Beijinhos e um feliz 2014!

    ResponderEliminar
  17. Amiga, adorei as rabanadas, estavam deliciosas, e a Mãe Natal está linda!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá querida Isabel!
    Tardei mas cheguei, quase no fim do dia 2 mas estou cá e não poderia deixar passar este teu post em branco.
    Gosto de rabanadas e de certa forma também me fazem recordar a infância porque, tal como te aconteceu a ti, também a minha mãe as fazia e eu adorava lamber o açúcar e a canela e sentir o sabor do ovo no pão, adorava lambuzar-me nas rabanadas da minha mãe que, infelizmente já partiu e eu já não posso voltar a comer as rabanadas dela.
    Também sou desse tempo, do tempo em que íamos apanhar a àrvore ao pinhar, o cheiro da resina e do musgo fresco acabado de apanhar e com o qual fazia o presépio com as figuras de barro que, ano após ano eram religiosamente guardadas, algumas sem braços e sem cabeça. Sou do tempo em que não haviam as luzes dos chineses e em que o Natal era feito à volta de uma mesa cheia de gente e em que se colocava o sapatinho de baixo da lareira e esperava-se pelo menino Jesus que trazia os presentes. Sou desse tempo e infelizmente esse tempo já não existe mais e o Natal hoje em dia é um turbilhão de emoções, um misto de alegria/tristeza com saudade dos que já foram e dos valores que nos eram incutidos na altura.
    Mas olha sabes que mais? Adorei o teu post e essas rabanadas estão magnificas e certamente fizeram as delicias de quem as provou. E sempre com uma apresentação deslumbrante.
    Termino com um beijinho e votos pata que este ano te seja muito doce, seja um ano de vitórias e conquistas, sempre com muito sucesso. ;)

    ResponderEliminar
  19. Isabel querida,

    rabanadas nunca podem faltar nestes dias de festa e ontem comi a última que ainda por cá andava:)
    Pois antes tinha direito a um pinheiro natural todo ele coberto e chocolates pequeninhos, e quem trazia os presentes era o menino Jesus e deixávamos sempre a mesa com os doces para ele quando viesse colocar os presentes, este costume ainda hoje acontece, mas agora acho que é mais a preguiça.
    Vem me sempre à memória o jogo do bingo até bem tarde, e nunca faltava à missa no dia 25 para beijar o menino, momentos que guardo como tesouros.
    Ficaram mesmo lindas as rabanadas, estão tão bem decoradas, que delicias.

    Beijinhos e um bom ano 2014

    ResponderEliminar
  20. Olá Isabel,
    Que lindas imagens e com umas rabanadas maravilhosas. Mas deixa-me que te diga que a melhor imagem á a da tua mãezinha que é linda! Fizeste-me também lembrar a minha infância, tempo em que a minha mãe sovava a massa até à exaustão e o sabor... ai o sabor delas quentinhas acabadas de passar no açúcar e na canela!!!!
    Um beijinho e um bom ano
    Lúcia

    ResponderEliminar
  21. O Natal é sempre época de boas memórias e de alguma nostalgia. As tuas rabanadas deviam estar óptimas pois têm um aspecto delicioso.
    Muitos beijinhos, minha querida, e um 2014v em grande.

    ResponderEliminar
  22. Isabel querida!

    Como eu adoraria ter estado este natal junto ao pinheirinho e lindo presépio que era feito com o maior carinho e convicção de uma criança. Além do musgo perfumado, o que mais me atraía era o lago com os patinhos na água... mas o lago era um um espelho...
    Doces de Natal ?? Eram as rabanadas !!

    Ao fazer esta retrospectiva, senti a nostalgia e toda a magia de como acontecia o Natal !! E essas recordações são para mim, o melhor presente no sapatinho da chaminé.

    As tuas rabanadas ficaram excelentes e bem apetitosas nas lindas imagens. Eu faço muitas vezes rabanadas e não espero por datas... porque as adoro !!
    Beijinho grande e um bom ano.



    ResponderEliminar
  23. Adorei a história! ;)
    As rabanadas estão lindas :)
    Um ano novo pleno de coisas boas :)
    Bjinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  24. tb gosto mt as tuas elas estao com um aspceto de 5* bjs bom ano bfs

    ResponderEliminar
  25. Querida Isabel: o teu belo texto traz consigo uma certa nostalgia, que de uma maneira ou outra, nos faz também recordar os nossos natais.Por cá, a árvore era sempre criptoméria e o cheirinho que deixava durante dias era ,por si só, uma delícia!!
    Como já tive hipótese de dizer em vários blogues, por cá os fritos como as rabanadas, os sonhos, os coscorões,etc são feitos no Carnaval.No entanto , a minha filha pediu para eu fazer umas rabanadas que foram comidas "fora" das festas,por isso, compreendo bem, que esse doce tão bom, seja um "símbolo" por excelência do Natal. As tuas, como não podia deixar de ser, estão lindas e lindamente apresentadas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  26. Isabel,
    as melhores coisas são as que nos lembram memórias de infância :)
    os sabores de natal em casa mantém-se quase os mesmos desde essa época, embora muito tenha mudado.
    lembro-me como tu de irmos buscar um pinheirinho ao nosso pinhal e enfeitar a árvore. lembro-me que adorava fazer o presépio com musgo e as figuras, são coisas boas!
    boas como as rabanadas!! adoro, embora por cá não sejam muito de tradição, mas adoro comer, cobertas de açúcar e canela.
    Desejo-te um bom ano novo, cheio de coisas boas, e que faças muito o que gostes (bailarina!!).
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Minha querida amiga,
    ao ler-te veio-me à memória os natais da minha infância e adolescência, em que como tu bem dizes, o pinheiro era apanhado, o mistério à volta do menino jesus e do pai natal eram guardados a sete chaves e tinham outro encanto.
    Nas terras em que nasci não havia por norma, chaminés, por isso era debaixo do pinheiro que deixávamos o sapatinho e o menino jesus só vinha de noite e se estivéssemos a dormir :) Lembro-me do esforço hercúleo que fazíamos para adormecer :)
    Os tempos são outros, mas as tradicionais iguarias mantêm-se e ainda bem.
    É tão bom termos recordações que nos levam ao passado e ao mesmo tempo senti-las nas delícias natalícias.
    Como estas maravilhosas rabanadas que também adoro e que faço às vezes (poucas, confesso) durante o ano quando o pão sobra e pedem uma coisa gulosa :) bem que podia ter provado umas destas rabanadas gulosas e perfeitas :)
    Deixo aqui um grande beijinho à tua mãe, não te esqueças de lho dar :)
    Tivemos oportunidade de estar juntas nesta quadra, logo após o natal e espero que se repitam estes encontros sempre que seja possível.
    Desejo-te um excelente ano para ti e para os teus amores.
    Bjns
    Belinha


    ResponderEliminar
  28. Bom dia Isabel,
    Lindo e agradável texto, assim como as fotos são igualmente lindas, gostei muito, impossível não gostar das rabanadas, estas parecem maravilhosas.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  29. Ficaram com um aspecto fantastico
    Adorei recordar outros tempos, realmente agora é tudo tão diferente

    ResponderEliminar
  30. É certamente dos doces que mais aprecio e não é que comia agora mesmo uma ou duas...
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  31. Minha querida e doce amiga Isabel,
    participei uma vez e fiquei perdida mesmo assim amei, tenho que ficar mais atenta p/ não passar
    batida, acho super legal esse dia 1 na cozinha, rsrs.
    É muito gratificante relembrar os bons momentos de nossas vidas, parabéns pelo texto,
    e pela receita, tudo perfeito!
    Tua mãe tem um semblante lindo!

    Feliz 2014 junto a sua família!
    Bjs,
    Andréa

    ResponderEliminar
  32. Claro que não faltam as rabanadas ;) a tua mãe ta gira :) o meu natsl tb era o menino Jesus com o sapato na lareira e acordar a meio da noite a ver se o menino Jesus já tinha vindo, tens razão prima o nosso natal era muito melhor que agora...um bom ano e bjs para ti e para tia.

    ResponderEliminar
  33. Querida Isabel,
    o meu Natal era assim como o teu e confesso que eu gostava mais. O meu doce preferido não eram as rabanadas porque não aprecio muito os doces fritos mas sim os formigos - adorava:)

    As tuas rabanadas ficaram uma delícia e aposto que o meu filho iria adorar - ele gosta muito:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Querida Isabelinha, amanha estou de volta ao blog, aconteceram muitas coisas nesses dias, reformas em casa, probleminhas de família, muitas visitas, e no final, descansar mesmo que é bom, descansei pouco, mas valeu a pena. Quis logo vir ver suas rabanadas, que ficaram lindíssimas. Rabanadas para mim no Natal é de grande valor, me traz lindas recordações e momentos felizes, junto aos meus pais.. Adorei ver sua mamá, ela tem o mesmo sorriso que o teu, um sorriso lindo. Belo texto, que me emocionou muito. Gostei demais. Beijinhos minha querida filhota, vou ver agora seu estrogonofe,. Uma linda semana

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.