22 de novembro de 2012

APELO DA TERRA



Tenho uma casa com um pouco de terreno em volta... felizmente sim !
Não é muito, mas é o suficiente para termos o que fazer se assim nós quisermos e entendermos...

Durante muitos anos não senti muito nenhum chamamento, tal como já disse numa outra publicação aqui, a Vida no Campo, sempre fui muito urbana apesar das minhas origens serem do campo, os meus pais lá nasceram e se criaram...

Este ano, talvez motivada pelos blogues que criei (este e o Blog do Chocolate), talvez motivada por algumas publicações que leio nos vossos cantinhos, talvez motivada pelo avançar da idade, talvez motivada pelas condições adversas que temos vivido neste país, a verdade é que senti esse chamamento da Terra...

Se tenho terra porque é que não a hei-de aproveitar de alguma forma, quando algumas pessoas que tanto a queriam ter não a têm e não podem fazer...?
Isso mesmo, assim eu me perguntei e a resposta do meu subconsciente foi imediata:

" Isabel, que tonta és, aproveita ! "

Não, não estou a dizer que me vou pôr a cavar a terra e a viver disso...
Não é bem disso que eu falo, mas há tantas coisas que a terra me pode dar sem que para tal eu tenha de me escravizar... sim, porque para quem trabalha 8 horas por dia e ainda tem casa para tratar, maridos e filhos para dar atenção e animais para cuidar, sabe muito bem ao que me refiro...
O tempo não estica e sobra pouco para o que nos dá realmente prazer...
Sobra muito pouco tempo para nós enquanto Mulheres !

Mas é verdade que há algumas coisas que anteriormente me davam prazer e agora já não me dão, enquanto que há outras que nada me diziam e hoje têm muita importância, ou melhor, foram-na ganhando e foram-se enraizando e subindo patamares no meu grau de prioridades !

Também vos acontece ?

Que prioridades têm vocês hoje que antes não tinham ? :)

Ao longo deste ano fui-me dando conta que afinal queria ter uns vasinhos com ervas aromáticas, queria ter umas árvores de fruto, além das que já tenho (tenho uma laranjeira, uma pereira, um limoeiro e uma videira) a par de muitas outras coisas que queria ter...

Não será bem o semear batatas ou cebolas, milho ou feijão, ou até andar a lavrar a terra, não... é mais um querer aproveitar o que tenho, em vez de deixar ao abandono, de uma forma mais leve e descontraída, cuidar e ter a alegria de ver nascer, crescer e frutificar mas sem que me sinta escravizada embora eu saiba que tudo dá trabalho... nada se faz sem trabalho, não adianta termos ilusões.

Bom, decidi comprar uma malagueteira, uma cerejeira, uma groselheira, um mirtileiro, pedi ao vizinho uns arbustos que dão umas flores lindas cor de salmão, que não sei como se chamam, e ainda vou comprar uma framboeseira e umas buganvilias ou outro tipo de trepadeira... além de que  a Mãe já se prepara para me trazer outras mais... já me falou num loureiro, num pé de figueira que terei de colocar num canteiro e em outras coisas mais...
A Mãe é do Campo ! :)
A Mãe está longe... no Campo ! :(

A minha árvore com estrelinhas de Natal está fabulosa, outras mais eu gostaria de ter assim mas elas precisam de tempo e só depois de algum Tempo passado é que elas me prendarão ou não com a sua beleza e com os seus frutos...
Logo verei se as tratei bem ou não, conversarei calmamente com elas e faremos acordos ! :)

Para já, acho que a minha árvore do Natal é feliz connosco :)
Tanto ela como eu estamos a cumprir a nossa parte do acordo ! :)






Malagueteira



Cupressus Gold Crest Wilm




Laranjeira



Limoeiro





Fisális





Manjericão e Coentros





Aloé Vera





Trepadeira









40 comentários:

  1. Quem me dera um pouco de terra, o que eu me entretinha :)
    Assim vou-me entretendo com uns vasos com aromáticas...já não é mau :)
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, precisament o que digo...
      Há quemt enha e não aproveite e outras pessoas que queriam e não podem !
      Obrigada ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá, Isabel, que belo cantinho!
    Também tenho a sorte de ter um bocadinho de terra e descobri o encanto das ervas aoromáticas e das árvores de fruto. Plantei algumas e acho lindo poder colhê-las e vê-las crescer!... Sempre adorei colher fruta diretamente das árvores...
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Adorei a tua "hortinha" e sei perfeitamente daquilo que falas... com o tempo as nossas prioridades vão sendo outras.
    Também eu tenho a sorte de ter um cantinho e apesar de nunca ter sentido o apelo da terra, de há uns meses para cá fui plantando as minhas ervas aromáticas,morangos, tomates, pimentos, malaguetas, etc, tudo em vasinhos :) Também tenho algumas árvores de fruto, mas o meu orgulho é o limoeiro, que está sempre carregadinho. Para quem me conhece, foi uma admiração ver-me nestas andanças :)mas eu estou a adorar.
    Estou certa que tu e as tuas árvores vão ter uma relação duradoura e frutífera.
    Bjns e obrigada por este bocadinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belinha, também pensei pôr outro tipo de plantações em vasinhos, não sei é se terei sorte, mas nada como experimentar ! :)

      Obrigada pelo teu carinho, beijinhos grandes

      Eliminar
  4. Moro num apartamento mas tenho um terreno enorme que não dá para construir é zona verde, o meu marido este ano dedicou-se e plantou várias coisas que foi colhendo é tão bom comermos coisas que nôs semeamos.
    Cá em casa só tenho manjerição e piri-piri.
    As tuas malaguetas estão lindas.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo bom quando nos chegam a casa com a colheita da horta, São, sei o que sentes ! :)

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Isabel
    Pois isto de ter um bocadinho de terra é muito bom mesmo, eu também tenho a sorte de viver numa casa com um pequeno pomar(a casa é alugada, vamos lá a ver se com tantos cortes nos vencimentos no próximo ano, vamos poder cá continuar) e temos aproveitado para ter galinhas, 1 galo, 1 gança e já tivemos 2 patas, também temos algumas arvores de frutos e o ano passado tive mesmo de enxada na mão e semeei cebolas, couves, courguetes, alfaces, espinafres e feijão verde, dá mesmo muito trabalho, mas depois parece que o sabor é outro, muito melhor :-)
    Beijinhos
    Lena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lena,

      Que bom para ti, oxalá possas continuar aí no teu cantinho e poderes continuar a desfrutar de tudo o que tens, espero que sim ! :)

      Essas culturas de que falas não me puxam muito, mas nunca se sabe,co o continuar desta actividade, posso até vir-me a interessar por algo mais...

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  6. Amiga, a tua hortinha está magnífica!! É tão bom precisarmos das coisas e as mesmas estarem logo a li e tratadas com todo o carinho por nós, até têm outro sabor... e isso, definitivamente, nos dias que correm, é uma benção e uma mais-valia...
    Sim, também concordo contigo... ao longo da vida vamos definindo prioridades e à medida que os anos passam, elas mudam consoante as nossas vivências... é mesmo assim!!
    Beijocas grandes e obrigado pelo teu carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga,

      Obrigada eu pela tua visita e pelas tuas palavras com as quais concordo inteiramente ! :)

      Beijnho muito grande :)

      Eliminar
  7. Olá
    Eu não tenho uma horta, mas têm os meus sogros :) Como é um terreno que está vazio e ainda ninguém demonstrou interesse em construir casa lá, tornou-se uma horta. Já dá algumas coisas: tomate, pepino, abóbora, vários tipos de couves, etc e agora já andaram a plantar uma série de árvores de fruto.
    Eu não sei se teria paciência e/ou vocação, mas os meus sogros adoram!

    Beijinhos,
    Marisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa,

      Os teus sogros fazem bem, acabam por se entreter e tirar proveito de um terrenos que está sem nada. :)
      Fazem eles muito bem !

      Quanto a ti, talvez te venhas a interessar, quem sabe mais tarde... :)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Oi Isabel, eu também tenho um pedaço de terra no meu quintal e amo plantar, tenho várias ervas que gosto muito como alecrim, tomilho, sálvia, manjericão, salsa, cebolinha... ultimamente tenho colhido muitos tomatinhos cereja.
    Temos aqui também algumas arvores com frutas como mangas, acerolas, figos, limão, jabuticaba, para mim plantar é uma terapia eu gosto muito.
    Obrigada por compartilhar as suas plantinhas que estão lindas!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oslaine,

      Ainda não tenho tantas aromáticas como você tem, mas pode ser que caso estas se dêem bem, mais venham a ser plantadas... :)

      Também tive o figueira, a menina dos meus olhos que os meus pais tiveram de cortar por causa das raízes... tive um grande desgosto com isso ! Estava grande... linda ! :)

      Obrigada pelo carinho, beijnhos



      Eliminar
  9. Querida filhotinha que lindo post vc trouxe hoje, abriu as portas do seu quintal para mostrar as coisas que Deus nos dá, que a Natureza nos presenteia, basta tratá-la com carinho que ela nos retribui com delicias como essas. Seu limoeiro está carregadinho, adorari ter um terreninho e plantar árvores, ervas, legumes e verduras, já tentei plantar tomates, abobrinha, e ervas aromáticas, mas não sei o que acontece, por mais cuidados elas não vão pra frente, e tantas pessoas que conheço, plantam até em garrafas pet, mas aqui não vai. Desisti. Adorei suas plantações, percebe-se que tem muito carinho nelas, pela beleza, que são. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida "mãezinha", obrigada pelo seu carinho comigo, você é incansável de facto ! :)

      Também já tentei ter certas culturas que não vingaram, mas muitos factores influenciam isso, o próprio clima até...

      Obrigada amiga, beijinhos grandes

      Eliminar
  10. Minha querida és uma sortuda com esse pedacinho de terra!!! Adorei o post!!

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Olá Isabel,
    No nosso quintal temos uma serie de fruteiras, ervas aromáticas, pimenta caiana, chá de boldo, babosa, pimentão etc, é muito prazeroso, parabéns pelo plantio.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vânia,

      Também tem... que bom poder disfrutar do que plantou com tanto carinho, não é ? :)

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  12. olá minha querida. Também tenho um pedacinho de quintal onde vou colocando algumas coisinhas pra consumo: chuchus, pimentos, espinafres, couves e árvores de fruto. E que bem que sabe quando colhemos o que plantamos! Entendo-te bem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Ricardo,

      acabamos por ter produtos biológicos, de qualidade e que nos sabem bem melhor que os de compra ! :)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  13. Sempre morei em apartamentos, mas um dos meus sonhos era ter uma hortinha e um quintal com arvores de fruto e um baloiço.
    Aproveite bem o seu pedaçinho de terra.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Eu moro num apartamento. Só tenho hortelã e salsa na varanda!!!
    Quintais só em casa das avós. Uma mora longe e essa tem tudo, galinhas, coelhos e fruta e vegetais com força!
    A de cá é só fruta... Maracujás, Fisális, Laranjas, Morangos ... :) E que bem que sabe a fruta que vem de lá!
    Tens mesmo muita sorte :)
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, mesmo assim é uma sorte poder ir a casa dos avós colher ! :)

      Obrigada pelo carinho, beijinhos :)

      Eliminar
  15. Que plantas lindas eu queria ter bastante espaço para plantar eu adoro mexer com a terra moro em apartamento mas tenho uns vasinhos de temperos
    bom final de semana
    beijos

    ResponderEliminar
  16. Olá Isabel,

    gostei muito de ver a tua horta. Está muito bonita e nota-se que os acordos estão a ser bem feitos. As duas partes parecem muito satisfeitas.

    Onde moro não tenho terreno, ainda tentei com uns vasinhos, e note-se fiz várias tentativas, mas nada. Nem mesmo o que foi plantado pela minha mãe que tem muito mais jeito e sucesso nestas andanças.

    Talvez não esteja a fazer os acordos da melhor forma ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga :)

      O acordo foi assinado pelas duas partes, convém cumprir ! :)))

      Por vezes a terra utilizada não é a melhor, ou então o local onde se colocam as plantações, além de que também precisam de cuidados extras (adubos, tratamentos, etc...)

      Há que mudar as cláusulas dos acordos para se conseguir frutos ! :)))

      Grande beijinho

      Eliminar
  17. Querida Isabel.
    Que sábias resoluções, vais ver que elas vão te fazer feliz. é muito bom poder cuidar delas, ve-las crescer, dar frutos...é lindo.
    Também tenho lá no interior o meu cantinho de fazendeira..rsrs...é pequeno, mas muito prazeiroso. Adoro cuidar das plantas, mexer com as mãos na terra. Lindas plantas, uma mais bela que a outra.
    Sucesso.
    Beijinhos da Gina e um bom fim de semana


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida,

      É o que espero, pelo menos estou a fazer por isso ! :)

      Bom fim de semana e beijinho grande

      Eliminar
  18. Que saudades vou ter do meu quintal...
    Vou mudar casa no fim do ano e apesar de ter muito espaço praticamente só aproveitava as fruteiras que o meu pai plantou. Há cá de tudo laranjas, peras, maças, pessegos, tangerinas, clementinas, limoes, dióspiros, toranjas, ameixas.
    A casa para onde vou viver só me permitirá ter as minhas ervas aromaticas...
    Bjs
    rosario
    http.//come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosário... que pena teres de prescindir do que tanto tu gostas ! :(

      Este fim de semana comprei uma árvore de clementinas e uma framboeseira, vamos lá a ver se pegam bem ! :)

      Bem, pelo menos podes ter as aromáticas em vasinhos e, talvez, também uns tomates, pimentos, morangos... logo vês, não é ?

      Um beijinho grande :)

      Eliminar
  19. Bom dia minha linda..
    Eu achei que eu tinha comentado aqui.. srsr
    Essa sua árvore tem carinha mesmo de natal né?
    Está linda.. eu adoro plantas acho que enfeitam a casa, mas não tenho sorte...
    Adorei o post..
    Beijinhos viu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Acontece, às vezes baralhamo-nos, sem stress ! :)

      Esta árvore é a nossa menina linda, adoramo-la e ela prenda-nos com as suas belas flores de Natal...

      Também não tenho sorte com algumas, mas de uma forma geral elas dão-se bem por aqui !

      Obrigada querida, beijinhos

      Eliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.