1 de março de 2014

PIZZA DE CHOURIÇÃO E QUEIJO BRIE - "Dia Um... Na Cozinha"







Dizem alguns que a Pizza foi inventada pelos fenícios muitos séculos antes de Cristo. 
Há rumores de que os povos da Babilónia, os egípcios e até os hebreus, também já se deliciavam com esta preciosa iguaria.

Bem... é provável que nunca se chegue à conclusão de quais são os verdadeiros inventores da Pizza. Também, não é para menos: a receita de uma base de trigo, milho, arroz ou mandioca, de formato redondo e coberta com diversos alimentos, temperos e/ou especiarias é uma idéia tão genial e, ao mesmo tempo, tão simples, que provavelmente todos os povos do mundo devem ter sua própria versão.


Discussões acerca do mérito de sua descoberta à parte, é inegável que coube aos italianos a tarefa de espalhar a deliciosa receita moderna de pizza para os quatro cantos do globo terrestre. 


pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália quando, próximo do início do primeiro milénio, surgiu o termo "Picea", na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. "Picea" indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. 
Servida com ingredientes baratos por ambulantes, a receita tinha por objectivo "matar a fome", principalmente a da parte mais pobre da população. Normalmente, a massa de pão recebia como sua cobertura o toucinho, peixes fritos e o queijo.

A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria de que se tem notícia, a Port'Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época tais como Alexandre Dumas, que, inclusive, citou variações de pizzas nas suas obras.






As regras da verdadeira pizza italiana (aquela conhecida a partir de 1889, com a criação do sabor margherita) – são a tradição e o minimalismo. Se vocês forem até Itália para experimentar a mais tradicional destas delícias, preparem-se para uma experiência diferente. 

Lá, além das pizzas serem um prato individual, a variedade de sabores é menor do que por cá devido ao uso de poucos ingredientes de cada vez.
É verdade que nos menus de lá vocês encontrarão a "capricciosa" (com ingredientes como funghi, alcachofra e presunto cru), a "napolitana" (com tomate, queijo mozarela e anchovas) e a "parmig­giana" (com molho de tomate, queijo parmesão e manjericão).
Além delas, há as pizzas "margherita" e "marinara" que de tão clássicas em Nápoles – grande berço da iguaria, ao sul da Itália – ganharam um certificado da União Europeia que as atesta como “especialidade tradicional garantida”.
Não podem ter a receita alterada.

No que diz respeito à massa, hoje, faz-se a massa principalmente com uma farinha chamada "doppio zero", que tem baixíssima granulação e dá leveza ao prato.
Mesmo sendo a mais cotada, há quem opte por outras soluções.
Na pizza tradicional, a massa é aberta com as mãos, nada de rolo, e não há a preocupação em deixá-la redondinha.

Aliás, afirmam os profissionais, a irregularidade é seu grande charme.

E mais: os excessos são evitados. 
Na Itália, a massa tem diâmetro máximo de 30 cm. Lá é feita para ser degustada individualmente.
Foi somente após a chegada do tomate à Europa que os napolitanos adicionaram molho e novos ingredientes à pizza e ela tornou-se a delícia de aparência próxima à que conhecemos. Mas a simplicidade prevaleceu.
Para cada pizza a mistura de insumos é mínima.
A ideia é que o sabor de cada ingrediente seja sentido por quem come. “A mistura de muitos elementos descaracteriza os sabores", afirmam os especialistas.






Chegou a 10ª edição do evento "Dia Um... Na Cozinha" que com ele traz o aroma inconfundível e os sabores inigualáveis das Pizzas.

Esta edição não tem qualquer restrição no que diz respeito aos elementos que podemos utilizar para compôr a nossa Pizza, mas assim mesmo eu optei por uma versão mais simples (mais minimalista do que costumo fazer) mas que sei que agrada aos meus convivas...

É que se me ponho a inventar, acabo por ter de a comer sozinha e a verdade é que as calorias traquinas têm apertado imenso a minha roupa durante a noite ultimamente ! 
Malvadas ! :)







Ingredientes:

Massa:


  • 300 gr. de farinha de trigo tipo 65
  • 100 gr.de farinha integral
  • 150 gr. de água
  • 50 gr. de cerveja branca
  • 50 gr. de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 saqueta de fermento granulado seco (11 gr.) 


Recheio:


  • 6 rodelas de chourição
  • 6 fatias de queijo brie
  • 2 fatias de bacon
  • 1 ovo
  • 200 gr. de queijo mozzarella
  • orégãos q.b.
  • molho de tomate q.b.
  • folhas de mangericão







Preparação da massa na Bimby:


Deite os liquidos e o sal no copo da Bimby e programe 1 minuto, temperatura 37, velocidade 2.

Adicione as farinhas e o fermento e programe 15 segundos, velocidade 6.
Depois volte a programar 1 minuto, velocidade Espiga.
Deixe a massa repousar por cerca de 30 minutos.

No fim do tempo, passe a massa para uma superficie enfarinhada e estenda-a até ficar a seu gosto.

Coloque a massa numa forma untada com um pouco de azeite (muito pouco), disponha o recheio que escolheu e leve ao forno pré-aquecido a 220º C cerca de 20/30 minutos.

Depois enfeite com folhas de mangericão.



Preparação da massa na MFP:

Coloque na cuba da máquina os elementos liquidos em primeiro lugar, depois junte os sólidos e escolha o programa de cerca de 1H30, que se chama "Massa" (dependendo da máquina).


No fim do ciclo coloque a massa numa forma untada com um pouco de azeite (muito pouco), disponha o recheio que escolheu e leve ao forno pré-aquecido a 220º C cerca de 20/30 minutos.

Depois enfeite com folhas de mangericão.



Preparação da massa de forma tradicional:


Numa tigela misture as farinhas, o açúcar, o sal e o fermento.
Disponha esta mistura numa superfície por forma a que fique como uma montanha e faça uma cova ao meio. 
Despeje nessa cova a água, a cerveja e o azeite e vá incorporando a farinha de fora para dentro. Aos poucos, vá agregando a outra parte da água até que forme uma bola (pode ser que não seja necessário usar toda a quantidade de água). 
Não sove a massa, a dica é só misturar com as mãos, delicadamente (dizem os italianos).
Cubra com um pano e deixe crescer de 30 minutos a uma hora.
Passado esse tempo amasse só um pouco a massa para lhe retirar o ar e depois abra-a a numa superfície enfarinhada (com pouca farinha) com um rolo. 
Coloque a massa numa forma untada com um pouco de azeite (muito pouco), disponha o recheio que escolheu e leve ao forno pré-aquecido a 220º C cerca de 20/30 minutos. 

Depois enfeite com folhas de mangericão.



Antes de ir ao forno



Faça a montagem da pizza na hora de a levar ao forno senão o molho irá penetrar na massa e esta ficará mole.




Acompanhámos esta Pizza deliciosa com uma manga madurinha pois adoramos o contraste entre o doce e o salgado ás refeições ! :)






Bom Apetite ! 







Fontes:

http://www.viajanteamador.com/2011/02/verdadeira-pizza-italiana.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pizza
http://cozinhadajanita.blogspot.com/2013/07/a-legitima-massa-italiana-de-pizza.html



40 comentários:

  1. Que delicia amiga! Que maravilha de pizza :)
    Excelente participação!
    Beijinho doce e bom fim de semana !

    ResponderEliminar
  2. Que pizza maravilhosa, amiga! Ingredientes maravilhosos,combinados com maestria, que resultam nesta pizza fantástica. Ficou linda,linda!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro pizza! que óptimo aspecto :)

    ResponderEliminar
  4. Uma visão magnifica a desta tua pizza Isabel, aspecto fantástico


    beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Um delicioso dois em um, uma pizza cheia de sabor, e depois a fruta também bem escolhida, para contrastar. Adorei.

    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  6. Uma pizza deliciosa,com ingredientes que eu gosto.
    bj

    ResponderEliminar
  7. super a tua pizza ficou 5* gostei mt da tua sugestao adoro manga hehe bjs bfs

    ResponderEliminar
  8. Muito interessante a adição de cerveja à massa. E leva Brie :D Beijo!

    ResponderEliminar
  9. Olá Isabel!
    Olha, quem inventou verdadeiramente a pizza eu não sei, mas que é uma invenção daquelas, lá isso é. É uma receita simples que permite dar largas à imaginação e em menos de nada temos uma refeição reconfortante que sabe maravilhas.
    Eu gostei da tua versão minimalista da pizza, costuma-se dizer que mesnos é mais e aqui está um bom exemplo disso. A escolha de ingredientes é perfeita e tem tudo para me agradar.
    Também as costumo fazer sempre com 3,4 ingredientes no máximo, vou variando é a massa.
    Beijinho. ;)

    ResponderEliminar
  10. Olá, Isabel!
    Que rica pizza nos trazes!
    Obrigada por partilhares a história da Pizza...confesso que ainda não tinha pesquisado acerca do assunto.
    Cerveja na massa? Que original. Deve dar um sabor diferente à massa, não?
    Excelente participação!
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Minha querida amiga, sua pizza ficou um escândalo de deliciosa e tão diferente com o queijo brie e o ovo, amei!! Muito criativo o seu recheio e a forma como você nos contou a história da pizza, além da descrição das regras em relação a elaboração da nossa amada pizza. Post perfeito e muito bem escrito como sempre, belíssima participação!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Querida Isabelinha, estou maravilhada com tantas pizzas deliciosas que estou a ver. A sua ficou tão linda, gostei muito da massa, nunca fiz massa de pizza que leva cerveja, o recheio está bem ao meu gosto e essas mangas a acompanhar ficaram perfeitas. Adoro frutas com pratos salgados. Mais uma belíssima participação, como sempre com um belo visual. Beijinhos minha querida, excelente final de semana

    ResponderEliminar
  13. Esta pizza está nota 10! Linda e com tudo o que é bom, deve ter sido um sucesso...

    ResponderEliminar
  14. Querida amiga: uma receita bem original a começar pela massa feita com cerveja. Gostei desta versão minimalista, porém sofisticada do teu recheio. A ideia de acompanhar a pizza com manga é excelente. Nunca me tinha ocorrido e tenho de experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  15. Olá Isabel
    Esses ingredientes bastam-me para adorar a tua sugestão
    Beijinhos
    Lúcia

    ResponderEliminar
  16. Mas que aspeto maravilhoso amiga, deve ter ficado tão boa, bjs

    ResponderEliminar
  17. A tua piza está monumental, minha amiga... adoro os ingredientes do recheio, artisticamente dispostos em cima da massa fina! Linda, linda! E só pode ser deliciosa...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Isabel, adorei a sua sugestão! Ficou linda e muito apetitosa! Parabéns!
    beijinhos e bom Carnaval

    ResponderEliminar
  19. Adorei detalhes parabens =) beijinhos e um Feliz Carnaval =)

    ResponderEliminar
  20. Que maravilha! Adoro pizzas com ovo! :)
    Beijinhos

    http://avidaemfotografia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Que pizza fantástica!!!
    Adorei a massa (com farinha integral), o recheio, as fotos...
    As mangas para acompanhar dão o toque final...
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  22. Querida Isabel!
    Que pizza excepcional, mas adorei a massa e também o recheio tão guloso e tentador.
    Completaste um agridoce com a manga, belo e gostoso acompanhamento. Gostei muito,
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  23. Vou gostar muito desta!
    Adoro ovos!

    Ficou uma tentação!

    ResponderEliminar
  24. Querida Isabel,
    os italianos inventaram a pizza mais ainda bem que se espalhou pelo mundo pois
    não dá pra ficar sem essa massa tentadora, eu amoooooooooo!
    A sua ficou de tirar o chapéu, maravilhosa! Arrasou! Feliz de quem a saboreou!

    Bjs, sucessos sempre ♥

    ResponderEliminar
  25. Oi Querida.
    Aqui na Italia a origem da pizza é sacra.... colocar em discussao sai uma guerra.
    O importante é que este alimento é otimo... bom demais.
    Parabens pela tua. E' muito boa.
    Um abraço.
    thais

    ResponderEliminar
  26. Boa noite, Isabel!
    Esta tua pizza deve ter ficado deliciosa! Adoro brie e aqui deve ficar perfeito!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  27. Adorei a descrição da origem da pizza!
    As pizzas com ovo ao meio são sempre deliciosas. Já provava esta! :)

    Beijitos*

    ResponderEliminar
  28. Olá Isabel. Esta pizza deve ser uma delícia. Adorei a sugestão.
    Beijinhos
    Paula
    Cookit-simple.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  29. Ai Isabel... para os amantes de Brie essa pizza deve ser uma delicia... eu não gosto de brie, mas gosto da tua pizza e só lhe mudava o queijo mesmo (eu sei que é isso que lhe dá o sabor todo, mas não consigo mesmo..hehehe)

    beijinhos
    Mafalda

    ResponderEliminar
  30. Olá, como sempre espectacular, a massa com farinha integral e cerveja, e o ovo foi escolha da Filipa, e claro queijo e mais queijo, para acompanhamento a manga, bem ao nosso gosto!
    PS: E claro o manjericão fresquinho...eheh
    Bjs

    ResponderEliminar
  31. Isabel,
    A tua pizza ficou muito convidativa e eu adoro ovos nas pizzas.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  32. Minha querida!
    Não há nada como uma bela pizza caseira feita por nós! Esta agrada-me particularmente pela escolha dos ingredientes. O acompanhamento é deveras interessante!
    Aproveito para te agradecer as palavras de carinho e amizade deixadas no blog.. espero aos poucos retomar as minhas partilhas com regularidade! É bom saber que estás desse lado!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  33. Olá Isabel
    Cerveja na massa!!!! olha que nunca me passaria pela ideia, mas pensando bem até que deve ficar bem já que também se faz pão com cerveja, aqui está uma ideia para a minha próxima pizza
    Também já foi o tempo em que colocada muitos ingredientes na pizza mas já mudei isso, realmente 3 ou 4 é o suficiente para assim podermos saborealos a todos
    A tua pizza está linda e bem vistosa

    Beijokas

    Ahhhhhh!!!!! e usaste farinha integral :-D boa

    ResponderEliminar
  34. Olha que pizza tão boa!!! E o que é aquilo, uma belíssima manga? Que malvadeca!
    Também gosto de juntar um ovo à "minha parte" da pizza e adorei a cremosidade que se adivinha desse cheeseeee...
    Beijinhos e bom dia!
    (com insónia e a aproveitar para trabalhar um pouco, intercalando com visitas a blogues ;))

    ResponderEliminar
  35. Bom dia Isabel,
    as pizzas são sempre muito bem vindas, difícil quem resista, que pizza mais apetitosa... deliciosa combinação de sabores!
    Bjs

    ResponderEliminar
  36. Que pizza bonita e gulosa, tem mesmo o meu nome escrito!

    ResponderEliminar
  37. Olá Isabel,
    adoro pizza! adoro o ritual de a fazer, adoro o ritual de a comer.
    é tão bom fazer uma pizza night com amigos, vários toppings e deliciar-nos.
    A primeira vez que comi pizza já tinha uns 15 anos e adorei.
    E com um prato destes somos levados logo a viagens por Itália em sabores.
    Gostei muito do brie e do ovo. (com uma gema mal cozida, fica delicioso)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  38. Bom dia Isabel,
    Adorei o texto muito agradável e esclarecedor, não sei quem criou a pizza, mas sabemos quem a divulgou e é uma deliciosa criação, gostei muito da sua versão com esses ingredientes, ficou deliciosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  39. Olá Isabel,
    Pois quem a inventou não interessa nada. O que interessa sim é que é deliciosa e sempre que há ajntar ou refeição de pizza, há sempre boa disposição à volta da mesa.
    Os italianos são muito puristas no que toca ás suas pizzas e uma das coisas que eles se passam completamente é com ananás em pizza. Sacrilégio, dizem eles...
    Sim, a farinha italiana que aqui chamam de "00" e é a que uso para as pizzas, torna, de facto e sem dúvida alguma, as pizzas muito mais leves e especiais e não é impressão é facto constatado cá em casa!!
    Beijinhos,
    Lia.
    Bom, indo à tua pizza que adoro, pois tem uma combinação de ingredientes de excelência, já lhe comia uma ou duas fatias, mas das bem grandinhas.!!

    ResponderEliminar
  40. Minha querida,

    tenho andado a fazer a ronda das pizzas devagarinho porque o tempo não estica, e finalmente cheguei a este delicioso cantinho.
    Deixa-me dizer que a tua pizza está deveras tentadora. Adoro enchidos nas pizzas e o chourição é um dos meus ingredientes preferidos. Com brie nunca experimentei mas talvez esteja para breve.
    Parabéns!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.